O LIONS Clube de Santa Inês deu um grande passo para inclusão ao realizar no dia 24 de abril uma Campanha de promoção da acessibilidade no município, pois cerca de oitenta por cento da população mundial foge ao pré-concebido modelo do “homem-padrão”. São pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (permanente ou temporária), idosas, obesas, excessivamente altas ou baixas, gestantes, crianças e outras. E considerando que a mobilidade é um direito universal, promover a quebra de barreiras a esse direito é um dever de todos, por meio de ações que possam ser traduzidas em alternativas de acesso a edificações, espaços públicos e mobiliários urbanos, que atendam às necessidades de pessoas com diferentes formas de dificuldade de locomoção e ofereçam condições de utilização com segurança e autonomia.
A Campanha objetivou a sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade em prol da eliminação das barreiras que, no cotidiano diário, impedem as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida a exercerem seu direito de ir, vir e se comunicar com autonomia e independência.
A acessibilidade é uma responsabilidade e um direito de todos. E ciente da missão de defender o cidadão, a campanha envolveu a distribuição de folders informativos divulgando a necessidade da construção de rampas, telefones mais baixos, elevadores adaptados, caixas eletrônicos especiais para cadeirantes, escadas com barras de proteção e toda forma de acesso que permita a quem tem algum tipo de limitação o direito de usar os espaços e serviços que as cidades oferecem.
Mas, a Campanha visou também à valorização da pessoa com deficiência e a superação da violação dos seus direitos através da doação de cadeiras de rodas para deficientes carentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário